21 junho 2008

Livros publicados







A consulta aos livros de autoria de Gilberto Barcelos Souza, foi idealizada de modo que o usuário possa localizar facilmente cada monografia. Se o nome do medicamento for conhecido, dirija-se diretamente às monografias que estão dispostas em ordem alfabética. Utilizamos a descrição dos fámacos, de acordo com as Denominações Comuns Brasileiras (DCB), mas como eles podem sofrer alterações, o leitor deve procurar outras fontes de referência se houver alguma dúvida para identificar algum fármaco em particular.

Nestes livros mencionamos diversas informações sobre a estabilidade de medicamentos, onde buscamos as melhores fontes bibliográficas para assegurar que todas as referências estivessem de acordo com o estágio do conhecimento no momento da publicação do livro.

As doses de todos os medicamentos nos livros foram recomendadas pela literatura médica e submetem-se às práticas da comunidade médica em geral. Os medicamentos descritos não tem, necessariamente, a aprovação específica da ANVISA para o uso nas concentrações aqui indicadas.

As indicações para cada droga devem ser consultadas e como os padrões de uso se alteram; é aconselhável manter-se atualizado sobre as recomendações revisadas, principalmente daquelas relativas a novos medicamentos.

As informações sobre os medicamentos citados neste livro não são e nem substituem prescrições médicas. Também não correspondem a orientações a serem seguidas em caso de problemas de saúde. Medicamentos somente devem ser utilizados sob supervisão médica.

As citações, se existirem, em relação ao nome comercial dos fármacos, que constituem marcas registradas ou propriedade das indústrias farmacêuticas, foram utilizadas como simples referência e a escolha dos nomes foi de competência exclusiva do autor.

Diversas definições apresentadas nos livros estão relacionadas com o uso de termos utilizados nos diversos documentos oficiais, sendo que elas poderão ter significados diferentes em outros contextos.

Estes livros não tem o objetivo de serem o equivalente ou substituto dos compêndios oficiais nem deve ser considerado como tal, sendo que em caso de dúvidas, diferenças ou discrepâncias entre os dados oficiais da Farmacopéia sobre medicamentos, prevalecerão o contexto e o propósito dos compêndios oficiais ou que sejam consultadas outras referências bibliográficas.

Em nenhum momento poderá o Autor ou seus distribuidores serem processados por qualquer dano direto ou indireto derivado das informações aqui contidas. A interpretação bem como o uso das informações contidas no produto, quando colocarem em risco a vida humana, ou puderem causar qualquer dano à pessoa, devem ser confirmadas em outras fontes e tomadas como corretas apenas quando o profissional estiver certo sobre a forma de utilização, dosagem e indicação do medicamento.

O exercício da profissão farmacêutica, sem prejuízo de outorga legal já conferida, abrange com privatividade e exclusividade as farmácias no que concernem as competências de farmacêuticos nesses estabelecimentos, caracteriza-se além da aplicação de conhecimentos técnicos, completa autonomia técnico-científica e conduta elevada que se enquadra dentro dos padrões éticos que norteiam a profissão.

Nenhum comentário: