21 junho 2008

Formulação Magistral para Oftalmologia



O preparo de fórmulas magistrais de aplicação terapêutica está totalmente relacionado com a figura profissional do farmacêutico, e sua imagem vinculada para sempre com o gral e o pistilo. A fórmulação é uma atividade altamente técnica, com uma enorme importancia no campo da farmacoterapia, e de uma transcedência inquestionável no campo da clínica, principalmente quando nos referimos à resolução de problemas individuais.

Não existe nada mais atual e mais tradicional ao mesmo tempo: a terapia individualizada, é a rigor, a elaboração de um produto para tratar o paciente. Neste nível de desenvolvimento da formulação, não tem gerado nenhum conflito, exceto a capacidade técnica para desenvolver produtos com a qualidade exigida e a oferta de importantes solucões no campo da pediatria, oftalmologia e da geriatria.

No passado o termo “Formulação Magistral” foi sinônimo de “Farmácia”. Na história, o farmacêutico, sempre formulou o medicamento de forma individualizada para um paciente, segundo a prescrição de um médico. Desde o início do século XX, entretanto, a indútria farmacêutica começa a produzir um número sem fim de medicamentos e de formas farmacêuticas e, em consequência, foi reduzida a necessidade da Formulação Magistral.

Ao final do século XX, uma mudança, e a situação agora é diferente, é a indústria farmacêutica que não pode produzir todos os medicamentos para todos os pacientes.

A formulação magistral é importante pelas seguintes razões: limitações na variedade de doses, limitação das formas farmacêuticas, pacientes hospitalizados, cuidados paliativos, medicamentos que não são mais fabricados, desabastecimento de medicamentos, mistura intravenosas em hospitais, medicamentos-orfãos, novos enfoques terapêuticos, novos estudos clínicos, a dose certa para a pessoa certa.

No livro Formulação Magistral para Oftalmologia, de autoria de Gilberto Barcelos Souza, para cada fármaco, ordenamos de acordo com a denominação comum brasileira (DCB) do medicamento, ou não, relatamos a forma farmacêutica preparada, concentração pesquisada, a estabilidade comprovada, ou não, através de análise em laboratório ou a formulação desenvolvida, o modo de preparo, estocagem e referência bibliográfica específica publicada para aaquela formulação farmacêutica. Praticamente todos os capítulos possuem referências bibliográficas extensas que permitem ao leitor consultar com mais detalhes alguns tópicos. Existe correlação de tópicos e de informações que o leitor pode reunir dados a cerca de um fármaco.

Todas as informações sobre as fórmulas do livro Formulação Magistral para Oftalmologia, foram compiladas e harmonizadas através de consultas e pesquisas em mais de 100 referências bibliográficas e seus respectivos artigos científicos publicados na literatura farmacêutica nacional e internacional. As informações consistem em um resumo de cada artigo dividido ou agrupado, onde priorizamos as de caráter específico e importante para o farmacêutico.

No final de cada manipulação galênica, o leitor encontra a referência bibliográfica, que originou a informação relativa à formula daquela manipulação, confirmada através de métodos laboratoriais, ou não, e que fornece uma oportunidade de explorar a literatura, através de uma abordagem racional, conservadora e segura.

Livro de 240 páginas, e com 90 monografias de princípios ativos, excipientes e formulações, com suas sinonímias e com 200 fórmulas de medicamentos oftálmicos manipulados, com sua descrição galênica, descrita na literatura nacional e internacional, manipulados a partir de soluções injetáveis ou da matéria-prima.

Formulação Magistral para Oftalmologia é um livro que desejamos que seja funcional e prático, de leitura fácil, simples e que atenda os objetivos dos profissionais da manipulação magistral.

Nenhum comentário: