31 março 2016

ESTUDO DE ADAPTAÇÕES DE FORMULAÇÕES FARMACÊUTICAS EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO PEDIÁTRICO

Rafaella Nayara Andrade Marinho, Cynthia Hatsue Kitayama Cabral

Universidade Federal do Rio Grande do Norte & Hospital de Pediatria Professor Heriberto Ferreira Bezerra

Objetivo: Este estudo objetivou analisar a ocorrência de adaptações de formulações farmacêuticas (clivagem e/ou trituração de comprimidos, abertura de cápsulas ou diluição de líquidos orais disponíveis em concentrações elevadas) em um hospital pediátrico universitário e, por meio de seus resultados, servir de estímulo para a implantação de serviços de farmacotécnica hospitalar ou para terceirização de formulações pediátricas.

Métodos: Trata-se de uma pesquisa documental exploratória, com delineamento transversal, prospectivo, descritivo e observacional, realizada no período de 01 de junho a 31 de agosto de 2013. As segundas vias de prescrições médicas de pacientes internados foram analisadas e os medicamentos e os tipos de adaptações necessárias foram identificados e quantificados, permitindo determinar a frequência e os fatores motivadores.

Resultados: Avaliou-se um total de 2.270 prescrições, e nestas contabilizou-se 1.505 adaptações. O grupo de pacientes de 0 --| 7 anos foi o mais representativo no que se refere ao número de adaptações. A trituração de comprimidos foi o procedimento mais executado a fim de viabilizar a administração e 60,6% das adaptações ocorreram em virtude da necessidade de se administrar fármacos disponíveis apenas em concentrações elevadas. Dentre os fármacos que mais recorreram a modificações em sua forma farmacêutica original, destacaram-se: Furosemida (20,9%), Carbonato de Cálcio (10,9%) e Ácido Fólico (8,5%).

Conclusão: Este estudo reafirmou a carência de formulações com concentrações adequadas a pediatria, ratificando a necessidade de um serviço de farmacotécnica em ambiente hospitalar.

 Rev. Bras. Farm. Hosp. Serv. Saúde São Paulo v.5 n.3 12-17 jul./set. 2014

Nenhum comentário: