25 setembro 2018

Busca Ativa de Reações Adversas por Medicamentos Gatilhos: A Contribuição do Farmacêutico em um Ambulatório de Oncologia

Nathalia Gonsalez Lainetti1; Anselmo Rodrigues dos Santos1; Jefferson Silva Martins1; Graziela Gomes Bauptista Moreno1; Ricardo Matos Cremonini1

1 Hospital Sírio-Libanês. São Paulo (SP), Brasil. E-mail: nglainetti@hotmail.com.
Endereço de correspondência: Nathalia Gonsalez Lainetti. Rua Adma Jafet, 115, Boa Vista. São Paulo (SP), Brasil. E-mail: nglainetti@hotmail.com.

Introdução: Medicamento gatilho é um método de busca ativa de reações adversas a medicamentos (RAM). A incidência de RAM na terapia antineoplásica, torna a identificação e mensuração destes eventos essenciais para a prevenção e desenvolvimento de cuidados específicos ao paciente.

Objetivo: demonstrar como é feita a identificação de RAM através dos medicamentos gatilhos e o acompanhamento destas pelo farmacêutico em um centro de oncologia de um dos hospitais da rede sentinela referência do sudeste do Brasil.

Método: Para busca ativa de RAM foram considerados os medicamentos difenidramina, hidrocortisona e adrenalina. O levantamento do uso de adrenalina é realizado através de relatórios de movimentação de estoque. Para difenidramina e hidrocortisona, o levantamento é realizado após a utilização de kits de emergência pela enfermagem. Caso o uso esteja relacionado a uma reação adversa e ainda não esteja notificado, o farmacêutico do ambulatório de oncologia realiza a notificação no sistema informatizado institucional e evolui no prontuário eletrônico. A notificação é analisada pelo farmacêutico clínico e os dados do relato são utilizados para notificação à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Resultados: Durante os meses de janeiro/2017 a novembro/2017 foram utilizados 134 medicamentos gatilhos. Destes, 79 (58,96%) estavam relacionados ao controle de RAM e 55 (41,04%) utilizados como medicamento pré-quimioterapia. Do total de 49 RAM identificadas, 21 (42,86%) foram notificadas espontaneamente pela enfermagem e 28 (57,14%) foram notificadas pelo farmacêutico através da busca ativa. Das RAM identificadas, 41 (83,67%) estavam relacionadas a antineoplásicos e 8 (16,33) relacionadas a outros medicamentos. Conclusão: O farmacêutico e os demais profissionais de saúde são essenciais na farmacovigilância. A busca ativa através de medicamentos gatilhos se mostrou uma ferramenta importante para a detecção de RAM, aumentando o número de notificações e trazendo oportunidades de intervenções para o cuidado ao paciente oncológico.

Palavras-chave: Medicamentos Gatilhos; Reação Adversa; Farmacêutico.

Poster in: IX CONGRESSO BRASILEIRO DE FARMACÊUTICOS EM ONCOLOGIA. 2018.

Nenhum comentário: